Menu

Arquivo

Freguesia












Já reabriu a Foto Miguel Francisco em Carapeços .
13Jul2016 11:19:19
Publicado por: José Pernicas Silva

Já reabriu a Foto Miguel Francisco em Carapeços .

Foi inaugurado no passado Domingo dia 10 de Julho de 2016, na Rua João de Carapeços Nº 380, ali bem perto  do cruzamento da casa de Nazaré ,  no edifício em frente à  antiga Farmácia de Carapeços ,  o novo espaço  de Fotografia e vídeo de Miguel Francisco Ferreira. O Bom filho à  casa torna e o Carapeços Online  conta-lhe como foi. 

Estava-nos em  04-de Abril de 1995, quando  Francisco Miguel abriu  pela 1ª vez o seu negócio de Fotografia no Lugar do Pereiro  (edifício do Ex. Clubinho da ACDC ) em Carapeços . Entretanto com  aumento de trabalhos solicitados o espaço já não apresentava  condições e o negócio foi parar à Rua Elias Garcia em Arcozelo Barcelos,  no ano de  2001. Dali passou em 2006 para a  Rua Don Dinis ( também em Arcozelo)  onde ainda se mantém , como sede,  dando desta forma também  o apoio das montagens de todos  os serviços.


Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira
09Jul2016 11:44:00
Publicado por: José Pernicas Silva

Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira

cesar_2_.JPGCO. Acabas de cumprir o 1º mandato , e estamos a entrar num novo ciclo com início do teu 2º mandato. Com os 2 anos  que estão para trás, estás em condições de afirmar que  concretizas-te todos os teus objetivos ? Ou ficou algo que ficou por concretizar ?

 C F. Não ficou nada por concretizar , a nível de infastruturas ,  está á vista de todos o que foi feito,  isto foi um projecto que pensanos e executamos. Há  muita gente que pode  pensar que foi  feito   aos soluços, mas não,  tivemos sempre um  projecto e avançamos com ele e conseguimos,  portanto isso não ficou a meio. Fico completamente sastifeito por aquilo que conseguimos  fazer no 1º mandado.  A nível desportivo, fomos campeões no primeiro ano, e fizemos uma grande época, o Carapeços parte sempre como candidato, há equipas que conseguem ser campeãs, lutam mas não se assumem, nós assumimos que queremos ser sempre campeões. Nesse 1º ano conseguimos os títulos do feminino, e avançamos com a formação, também foi uma das promessas que fizemos, era um dos nossos objetivos.



Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (2357)

Entrevista ao Sr. Luís faria “ o Funileiro de Carapeços”
02Mai2016 11:52:24
Publicado por: José Pernicas Silva

 Entrevista ao Sr. Luís faria “ o Funileiro de Carapeços”

tioluis2015.jpgFunileiro é um fabricante de Funis mas também se pode associar a uma pessoa  que trabalha com   folha-de-flandres bate folha , latoeiro ! E como tal,  todos nós  (Carapecenses) todos conhecemos o tio Luís Funileiro.

A razão que nos trás a esta entrevista é que  Carapeços é terra de excelência  e temos riquezas como esta, que é ter,  o artesão “Tio Luís” e por muito que nos custe, estes utensílios que o Tio Luís vai fazendo à mão!!! Tem tendência acabar porque o Tio Luís conta já com 82 anos. Vamos então passar às  nossas perguntas !


Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (1161)

O Vale do Tamel e Vale do Neiva fustigados por forte incêndio, Carapeços e Sª Leocádia arderam!
28Mar2012 10:30:11
Publicado por: José Pernicas Silva

 

O Vale do Tamel e Vale do Neiva fustigados por forte incêndio, Carapeços e Sª Leocádia arderam!

 

bombeiros.jpgO fogo lavra desde segunda feira tendo este iniciado na Freguesia de Tamel   Pedro Fins .Este deflagrou para as Freguesias de Aguiar, Quintiães, Fragoso, Aldreu, Palme,  Feitos,  Tamel S. ª Leocádia e  Vilar do Monte . A Proteção Civil montou o centro de operações junto da Igreja de Tamel Santa Leocádia .   A noite de ontem ( terça - feira para hoje Quarta)  deixou os moradores das casas junto  da encosta do monte ( em Carapeços)  em  vigia  permanente para eles próprios  protegerem as suas casas,  muito embora a proteção civil  estivesse em alerta  e presentes no local durante a noite. Esta manhã não  vimos os bombeiros no ativo vimos sim militares a combater a fase de rescaldo . Alguns militares com quem tivemos a oportunidade de  falar pessoalmente, pertenciam ao regimento de Cavalaria nº 6 de Braga. Também tivemos conhecimento que na freguesia de Feitos a Estrada nº 103 que liga Barcelos a Viana do Castelo foi cortada ao transito esta manhã.

 

Esta manha deslocamo-nos a duas frentes de incendio ( apenas rescaldo)  em Carapeços na encosta da Coutada e ainda presenciamos um foco de incendio , e vimos os moradores das duas casas mais próximas Fernando Arantes e José Coutada a evitar reacendimentos  mas imediações , dado que a proteção civil apenas estava de alerta às habitações

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (155)

Sofia Correia uma participante da "Moda Carapeços" relata os momentos vividos.'
19Ago2011 10:29:21
Publicado por: José Pernicas Silva

Sofia Correia uma participante da "Moda Carapeços" relata os momentos vividos.'

Sofia_.JPGA Moda Carapeços foi vista por vários  quadrantes como um evento de sucesso. Mas temos conhecimento (embora em menor número  rumores discordantes. Com o fim da Missa vespertina para de seguida dar inicio ao evento, ainda houve alguém   que sussurrou depois de ver a chuva a cair chamando-lhe  até de abençoada talvez por pensar que o evento já se não realizaria . Afinal a chuva acabaria por abençoar o evento  já que este arrancou sem  cerimonias e poderemos dizer que todas as pessoas envolvidas neste evento, e porque não o dizer, todas as pessoas que ali se deslocaram para assistir, ficaram radiantes por tudo ter decorrido super  bem. Aquelas pessoas  que não  puderam estar presentes por indisponibilidade ( porque constatamos isso ) confessaram que tiveram pena de não  poderem assistir, no entanto disseram que para o ano  não vão querer  perder a Moda Carapeços  se este evento se vier a repetir. Relatamos aqui a  Moda Carapeços vista por fora, chegou o momento de vos dar a conhecer  quem sentiu por dentro os momentos de Magia.

Chama-se Sofia Correia  de Carapeços( uma das modelos)  foi a única  universitária   presente e fez-nos este texto que passamos a citar.

Olhares curiosos, chuva de (quase) purpurinas, roupas e cabelos de diversos gostos, magia... Foi isso que sentiu Carapeços quando abriu portas à moda pela primeira vez, obtendo um sucesso inesperado tendo em conta todas as condições  adversas. Pisar o tapete vermelho perante os mais curiosos (e verdade seja dita, os mais corajosos também) foi a causa de vários arrepios e nervosismo.. De facto, Carapeços  encheu-se de diversidade e de aspetos mais modernos, o que faz falta em qualquer sítio, afinal já estamos num século que quase exige isso de nós! Foi árduo o trabalho, mas compensou. A organização  conseguiu estar à  altura do evento e claro, o nosso trabalho e dedicação  foi notado quando mesmo a chover desfilamos com garra e vontade de levar o desfile para a frente. Carapeços  inova, e isso que faz de nós  o que somos. É  preciso continuar a promover, para que a terra não fique adormecida  em séculos remotos do passado!

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (163)

'Desfile de moda em Carapeços superou todas as expectativas.
17Jul2011 12:31:24
Publicado por: José Pernicas Silva

Desfile de moda  em Carapeços superou todas as expectativas.

desfile_moda_carape_os.JPG'Eram as 22 horas deste passado Sábado  quando surgiu a primeira participante no corredor da fama “MODA CARAPEÇOS” .  Desta vez em plena Freguesia de Carapeços  . Impensável pensariam alguns , tudo  é  possível diziam todas as pessoas que estiveram envolvidas   neste  evento. A chuva que surpreendentemente apareceu ao cair da noite , afastou algumas pessoas mais pessimistas , mas  não  afastou aquelas que acreditaram no que viram naquelas horas que se seguiram. Estariam cerca de 300 pessoas assistir ao  espetáculo inédito  numa freguesia que conta com 2.300 habitantes + - . Os vários chapéus de chuva obrigou os presentes a escolher o melhor local para ficarem com a melhor visibilidade. A passarela devidamente decorada com cerca de 30 metros de comprimento era rodeada por todas as partes , um espetáculo deslumbrante devido à  boa localização onde foi montado todo aquele  cenário .  Com o aproximar da hora era evidente ver  todo aquele nervosismo estampado na cara dos organizadores ; e nas meninas que aguardavam ansiosamente , algumas ( porque eram muitas) já ; estavam preparadas ; com algumas horas de antecedência  , A Carapecense Lurdes Cabeleireiros e a sua equipa  não tinham mas a medir  ao trabalharem arduamente  dentro dos bastidores montados dentro da sede de Junta  da freguesia, a chuva era o que mais preocupava , o tapete vermelho ia ficando cada vez mais aveludado notando-se um manto provocado pela chuva miudinha, os holofotes subiram; sobre as ordens do Carapecense  Carlos Fitas , para os fazer ligar de ; seguida, a potente aparelhagem de som iniciou o desfile e ex que surge a 1 ª ; estrela, para  depois seguirem todas as restantes  14 magnificas. A organização optou por não nomear a melhor e acabaram por ter uma decisão  acertada, pois assim todas ficaram felizes pelo seu papel desempenhado  .Nos intervalos surgiram; actores do teatro de  Carapeços com uma peça improvisada com muito humor que fez rir todos os presentes, mas os maiores aplausos foram para uma menina carapecenses que não tivemos a possibilidade de saber o nome, cantou magnificamente em palco, transportando com ela um galo de Barcelos. No final foi bonita toda aquela condecoração  a todas as 14 participantes com a colocação  das fachas alusivas  à MODA CARAPEÇOS  e mais um arranjo  de rosas. 

Este evento foi organizado pela 1ª vez em Carapeços ,  a critica se encarregará de avaliar se foi ou não  um sucesso , e  tempos futuros se  poder voltar a repetir.  Apoios da Norte Moda  ( Roupa), da Angel (calçado) de fora da freguesia, todos os; restantes encargos recaíram nas marcas de Carapeços , mas  é  preciso mais , segundo Bartolomeu Tomé um dos organizadores que aproveitou a oportunidade  para enviar os mais sinceros agradecimentos a todas as marcas e pessoas envolvidas neste evento.  Fazer melhor era  impossível.

 Desfilaram. Cláudia Tomé, Tânia Ferreira  , Sónia Coutada,  Sónia  Pombo, Mariana Almeida , Sofia Correia, Fátima Coelho , Andreia Carvalho ,Ana Duarte, Joana Rodrigues ,Liliana Patrícia, Liliana Souto, Edite Costa, Isabel Pereira .

Apresentadora. Sandra Santos.

 Organizaram. Bartolomeu Tomé, Carla Faria  Aparecida , Zénico, Lurdes Cabeleireiro .

  Apoios.  TPC presente pelos atores Carlos Fitas, Amaro Rosas, Marina Almeida, mais duas personagens do TPC (menina que cantou e a personagem que fez dupla com Marina Almeida ),Manuel Paula , Norte Moda, ANGEL Moda , Junta de Freguesia Carapeços, Câmara  Municipal de Barcelos. Um bem haja a todos. '2011-07-17

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (170)

"Miguel" é o homem de ferro do Popular ! Mas não é ferro velho de Godinho.
17Mai2011 16:59:48
Publicado por: José Pernicas Silva

 "Miguel" é o homem de ferro do Popular ! Mas não  é ferro velho de  Godinho.

Miguel.JPGPor muito que me queiram acusar de eu falar sempre dos  mesmos jogadores do Carapeços , são estas  estatísticas e marcas que eu não  posso mudar, e o jogador Miguel continua a bater recordes de presenças na equipa inicial do  Carapeços .  Que ele não cede e não verga  Já todos sabemos ,  mas o que todos não sabem é que o Miguel já joga à 100 jogos consecutivos sem parar  !

Estava-mos no Mês  de Novembro de 2009 num jogo da 7ª  Jornada em que Miguel entrou a 20 minutos do fim num jogo com a Silva. O resultado ficou 0-0.Jogou depois 19 Jornadas consecutivas .  Jogou todos os jogos da época passada  2010-2011 , 37 !! Divididos desta forma. 26 Campeonato, 6 taça federação 5 taça de Barcelos. Jogou 44 jogos esta época 2011-2012 ( todos) 30 no campeonato ( totalista absoluto) 9 para a taça dos campeões( totalista absoluto) 5 taça de Barcelos, por isso o podemos chamar homem de ferro do Popular temperado, não de ferro velho do Godinho . Feito isto estamos perante um fenómeno e é merecedor da medalha de ouro desta equipa de Carapeços.

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (158)

Entrevista a Bartolomeu Barbosa Cabeça de lista pelo PSD às eleições autárquicas de Carapeços.
30Set2009 09:52:03
Publicado por: José Pernicas Silva

Bartolomeu_Barbosa.JPGEntrevista a Bartolomeu Barbosa Cabeça de lista pelo PSD às eleições autárquicas de Carapeços.

Estamos a pouco mais de 11 dias das eleições autárquicas em todo o país, mas as atenções estão viradas para a nossa freguesia e o concelho onde terão que escolher  o novo presidente da camara que dele sempre se espera empenho pela  freguesia de Carapeços   , no entanto existe a concorrência  de mais 88 freguesias, e por vezes  não se torna fácil  acudir a todas .Em Carapeços  vamos ter apenas duas listas a sufrágio  no próximo  dia 11, para escolher a nova junta e o novo presidente . Pela parte do PS  Hélder Tomé, encabeça a lista da oposição .  Pela da parte do PSD a escolha recaiu  de novo em Bartolomeu Barbosa, a experiencia ao serviço da comunidade Carapecenses , poderá ter pesado na sua recandidatura  está por isso na hora do Carapeços Online ir ao seu encontro  para nos concedeu este entrevista.

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (215)

Festa Convívio dos mais de 65 anos na
25Jul2007 09:37:58
Publicado por: José Pernicas Silva

 Festa Convívio dos mais de 65 anos na "Quinta da Pia"

Pelas 12 horas teve lugar  o almoço dos idosos na Quinta da Pia , um local bem pitoresco que a nós Carapecenses tanto nos orgulha de podermos usufruir de tão belas instalações.

Este almoço era destinado a todos os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, estando a cargo da Junta de freguesia  suportar os custos. Para além destas pessoas, poderiam estar presentes outras, mas a sua entrada tinha um custo significativo. Assim todos podiam conviver:pais, avós, netos e amigos. Neste evento, estiveram presentes cerca de 160 pessoas, sendo 30 com a idade inferior a 65 anos. Também marcaram a sua presença outras individualidades, tais como: o Pároco desta freguesia, Dr. João Antunes,  e as principais figuras dos órgãos autárquicos, sendo Bartolomeu Barbosa o órgão máximo,  tratando-se naturalmente do Presidente da Comunidade.



Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (1509)

Temporal em Carapeços.
24Out2006 10:10:26
Publicado por: José Pernicas Silva