Menu

Arquivo

Freguesia












Atualidade Destaques
25Abr2018 09:01:38
Publicado por: José Pernicas Silva

Atualidade Destaques    Mundo - Carapeços na linha da frente de apoio aos refugiados /FORMAÇÃO ACDC  Benjamins e Iniciados de Carapeços Campeões 2017-2018 / PESSOAS Tio Manuel do Gavião completou 100 anos de vida! / ARTES- Carnaval em Carapeços voltou às ruas  com sentido de humor/ POESIA_ Folclore é nascer um sorriso quando se anuncia um Vira. Paróquia - Confilito entre Jovens de Carapeos afasta  Pároco da Freguesia.SAÚDE- Extenção de Saúde de Carapeços corre o risco de fechar!

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (368)

Dia da Freguesia superou todas as expectativas.
07Ago2018 09:36:22
Publicado por: José Pernicas Silva

Dia da Freguesia superou todas as expectativas.

Dia_da_freguesia_33_2018_.JPGNão foi o dia da freguesia, mas sim um fim de semana (Sexta Sábado e Domingo) em festa no Parque de Lazer da Coutada em Carapeços:

Foram três dias com calor arrasador, mas não afastou o povo que ocorreu ao  local nestes três dias de festa. Na sexta feira pelas 22h00  O Grupo Magistroi  teve a honra de abrir o evento  com a sua atuação .

No Sábado pelas 16h00 teve início as atividades, com o torneio de sueca organizado pela ACDC , e o torneio  Archery- Battle, este organizado pela agora Associação “ Pesadelo Amarelo”

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (782)

Apesar de um ou outro contratempo, ACDC vai estar forte na próxima época.
01Ago2018 09:34:26
Publicado por: José Pernicas Silva

Apesar de um ou outro contratempo, ACDC vai estar forte na próxima época.

Marchas_de_S.Amt_nio.jpgEstá quase a começar a nova época do Futebol Popular de Barcelos, e o Carapeços fez  algumas alterações significativas no plantel sénior , no que diz respeito a entradas e  saídas  em relação à época passada.  Algumas saídas (6) não causam surpresa, já 3 saídas não foram consensuais, mas aceitamos as suas razões, e como sempre, não é por não ser saídas  consensuais que esses atletas não ficam com a porta aberta para um possível regresso, que estamos convictos que acontecerá muito em breve. 

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (553)

Festa de S.Tiago 2018, resumo
26Jul2018 14:39:38
Publicado por: José Pernicas Silva

Resumo da Festa de S.Tiago 2018.

Por Eduarda Ferreira.

Andor_de_S.Tiago_2018.jpg

 

 

Santiago, uma vez mais, deve estar tremendamente orgulhoso do ambiente que se proporcionou neste ano, onde os membros da Fanfarra de Carapeços tiveram a grande coragem de segurar as rédeas de uma das maiores festas das redondezas. É imperativo agradecer-lhes o tamanho esforço e a dedicação, transformando a freguesia num mar de cores e boa disposição. Durante uma semana realizaram-se vários eventos onde se juntaram não só os conterrâneos de Carapeços mas também pessoas oriundas das vizinhanças!

 

Todas as instituições e associações contribuíram para que a festa fosse adornada de uma maneira mais especial, mais nossa! Desde a Magistuna ao Festival de Folclore, onde foi possível reviver bons momentos e tradições, ao Teatro que conseguiu colocar a Casa do Povo ao rubro e sem um único espaço livre, arrancando boas gargalhadas com o seu fantástico humor com a peça “TPE- Tudo para Enterros”.  Legítimo é também felicitar o Rancho infantil pela sua magnífica atuação, onde se pode apreciar uma vez mais o entusiamo dos mais pequenos em fazer parte de algo tão único!

Como destaque, elevo todo o mérito ao grupo Kyrios pelo seu trabalho indescritível, que organizou pele quarta vez consecutiva o Carapeços Rural. São a verdadeira face do velho ditado de que a “união faz a força”. Foi, sem dúvida, um dos momentos mais hilariantes da festa, por tudo aquilo que conseguiram fazer. Um grupo de jovens com uma criatividade e uma garra incríveis. Creio que é geral, ficamos todos ansiosos pelo próximo ano!

A festa contou também com vários grupos musicais extraordinários, que conseguiram superlotar o recinto e até mesmo incitar a um pezinho de dança daqueles menos tímidos. A sessão do fogo de artifício foi igualmente sublime, até mesmo no dia do padroeiro, esta quarta-feira, onde quase se fez dia com tanta girandola.

Foi sem dúvida, uma majestosa festa de Santiago de Carapeços, com tudo aquilo a que teve direito, elevando mais uma vez todo o mérito à comissão de festas.

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (1005)

Testemunho da Guerra no ultramar.
24Jul2018 16:12:34
Publicado por: José Pernicas Silva

Testemunho da Guerra no ultramar.

22.jpgO Carapeços Online tem a oportunidade de apresentar um testemunho do que foi a guerra no ultramar de um combatente: Nasceu e cresceu em S. Leocádia , mas depois da guerra casou e passou a ser  residente na rua  Padre Olavo Teixeira Martins em Carapeços. A vida do Combatente “António Rego da Costa” deu um livro: Ao que conseguimos apurar a edição do livro é de sua autoria, graças ao relatório  que lhe foi cedido  por  um superior que anotou todas as missões, emboscadas , e algumas baixas de colegas militares, que também vem mencionadas neste livro. À parte das missões tem outras histórias contadas pelo autor, algumas delas com algum humor, momentos que ajudava aliviar o stresse da guerra, stress que ainda se mantem com o autor!  

É um livro longo que não será fácil ler  de princípio ao fim , mas  nós damos a oportunidade de o manter sempre  online  para quem quiser poder ler toda a história  até ao fim. O testemunho consta dos   anos de 1968-1969 em Moçambique  . Um testemunho que pode ser muito útil às pessoas que nasceram depois desta data e com este testemunho podem ter uma ideia do que foi as guerras coloniais , na Guiné, Angola e Moçambique, onde alguns  combatentes de Carapeços foram ao ultramar, alguns deles infelizmente  não voltaram. Guerra que terminou logo após o 25 de Abril de 1974, como muitos se lembram da chegada dos retornados.

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (275)

Carro capota na linha Férrea em Samil.
08Jul2018 20:24:26
Publicado por: José Pernicas Silva

Carro capota na linha Férrea em Samil.

Carro_que_tombou_na_linha_ferrea_07_07_2017.jpegNo passado Sábado pelas 19h15 o insólito aconteceu em Carapeços com os ocupantes de uma   viatura a perder o control e a capotar na linha férrea  na Rua do Samil.

Ao que o Carapeços Online conseguiu apurar, a viatura seguia da Rua da Igreja em direção à Calçada do Beiriz , e  ao passar a passagem de nível um cão de raça pastor alemão terá saltado do interior da viatura por uma da janela  e pôs-se em fuga pela Rua do Samil.  Os ocupantes da viatura não estiveram com meias medidas e arrancam desenfreadamente a perseguir o amigo do homem , foi quando a viatura  entrou em despiste e capotou  para  a linha férrea,  ficando este imobilizado no centro da linha.  Graças a alguns populares da vizinhança e outros que por ali passavam meteram mãos à  obra  prestando rapidamente  auxilio os ocupantes em primeira instancia,  para de imediato retirar a viatura para  fora da via férrea.  Pouco depois passou um comboio com a  via já desobstruída, e mais tarde contou com o apoio do trator de um cidadão da freguesia, que com cordas meteram o veiculo em terreno firme e seguro. Felizmente  não houve vitimas a lamentar.

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (2158)

Marchas Populares afirmam-se como o maior evento em Carapeços.
03Jul2018 09:19:28
Publicado por: José Pernicas Silva

Marchas Populares  afirmam-se como o maior evento em Carapeços.

Marchas_2018_.JPGEm Carapeços boa gente vive,

Terra de maravilhosos ares.

É assim que a tradição sobrevive:

As famosas marchas populares!

Dizem que Lisboa é única nos Santos Populares, isso é porque não tiveram oportunidade de apreciar o largo da Coutada repleto de gente animada, pronta para a “borga” como se diz para estes lados nortenhos. No passado sábado dia 30 de junho, Carapeços foi uma vez mais alegrado pelas vividas cores e bom ambiente das marchas populares. Do mais pequenos aos mais sábios, foi proporcionado um momento onde se denotou a união, o companheirismo, a organização e a “boa onda” daqueles que tomaram a iniciativa de voltar a criar este momento único das marchas! Devo dizer, inclusive, que este ano se demonstraram particularmente sorridentes, cheios de boa energia e com as “guelas” bem afinadas! É neste tipo de eventos, onde a idade não tem crédito, onde todos têm um papel fulcral para que tudo funcione na perfeição. Quando um povo como estes se une, só podia resultar nestas relíquias, onde um dia deverão ser recordadas e preservadas pois é exactamente isto que caracteriza da nossa alma de boémios e gente contente. Que sobreviva sempre esta enorme vontade de harmonizar os ares Carapecenses, pois é disso que seremos sempre reconhecidos e valorizados. O brilho das cores e das purpurinas não é sequer comparável ao brilho da alma daqueles que se dedicaram a estas fantásticas marchas populares e, por isso, devemos estar todos gratos por existir sempre a vontade de fazer mais e melhor! É justo também dar um enorme aplauso a todos os grupos, associações, famílias e pessoas individuais desta freguesia que colaboraram nesta festa. Neste dia esteve também presente a nossa Fanfarra, que está sempre disponível Eduarda_ferreira.jpgpara adornar estes eventos! Um grupo com uma grande garra, pronta para fazer uma enorme festa de Santiago que, com certeza, será mais uma festa memorável.

Por. Eduarda Ferreira

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (552)

Reforços e saídas do Carapeços época 2018-2019
02Jul2018 10:37:47
Publicado por: José Pernicas Silva

Reforços e saídas do Carapeços época 2018-2019

Jeff_Carape_os_silva.JPG

 Como sempre acontece ao longo destes anos, o Carapeços tenta sempre reformular o plantel sénior, e obviamente para uns entrarem outros atletas vão saindo . Mas falando de saídas! De cada vez que jogadores da terra saem, é sempre motivo de preocupação e alguma controversa.

Este artigo vem a propósito das possíveis saídas de Eduardo e Fábio por sinal filhos de dirigentes ( ou ex dirigentes) da ACDC . São dois jovens com um futuro promissor , e dizemos futuro porque estes dois jogadores procuram em definitivo serem titulares absolutos da equipa, pois o  Fábio  entrará na 3ª época no Carapeços e tem jogado com mais regularidade de que Eduardo que entrou no Carapeços esta época passada, e infelizmente teve poucas possibilidades de mostrar o seu valor, mas ainda deu para ver um cheirinho do seu potencial  no final da época e todos gostaram do que viram, nomeadamente o agora presidente do Leocadenses que sem entrar em guerras apenas fez o convite a estes jogadores não por se tratar de uns jogadores quaisquer , mas sempre tem tido uma simpatia estrema por  estes jogadores, devido à ligação com o Fábio Cunha filho de Emanuel, Um trio que jogou nas camadas jovens do Marca e ainda tem Hugo  para fazer o poker .  

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (2071)

Animais salvos de um anexo pelos bombeiros .
01Jul2018 19:39:19
Publicado por: José Pernicas Silva

Animais salvos de um anexo pelos bombeiros .

Incendio_em_carape_os.jpgFoi ao meio da tarde do passado sábado  onde deflagrou um incendio num anexo de uma habitação na Rua do Penedo em Carapeços.

 O Incendio acabou por destruir um anexo tomado pelas chamas, valeu a rápida intervenção dos bombeiros para salvar as cabras e os porcos que se encontravam  encurralados no dito  anexo.

A Dona  da habitação talvez devido ao stresse , ainda foi assistida no local por se sentir mal.

Ao que conseguimos apurar a origem do incendio terá sido provocado por um curto circuito da instalação elétrica ali instalada.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (524)

Fui Combatente
29Jun2018 08:32:32
Publicado por: José Pernicas Silva

 

97.pngEste artigo  escrito em livro foi-nos concedido pelo autor António Rego da Costa morador na Rua Padre Olavo Teixeira Martins  em Carapeços onde relata toda a sua vida do ultramar ( Moçambique)

Titulo: “Tanbem fui Combatente”
Autor: António Costa
Editor (O Autor)
1ªed.Maio de 2015
130 págs (Ilustração:p/b e cor)
+ De 80 Fotos a cor
20x14
P.V.P:15€ + Portes



Fui Recenseado pelo Concelho de Barcelos da Freguesia de Tamel Santa Leocádia com o nº2. Alistado em 17 de Junho de 1967.
1.jpgDia 30 de Janeiro de 1968 parti do apeadeiro de Carapeços, pelas 13 horas na motôra com destino Ermesinde, parti novamente de comboio atè á Régua e embarquei novamente até Vila Real, onde cheguei por volta das 22 horas.

Incorporado em 31 de Janeiro de 1968.

Introdução


Este livro conta toda a história da minha vida Militar, na lihna da frente no Planálto dos Macôndes.
Conta ao pormenor todas as operações realizadas como embuscadas, golpes de mão assalto ,ataques às Bases inimigas, patrulhamentos mapas das operações Baixas da Frelimo e da 2419 toda a viagem desde Chaves a Mocinbua da Praia no Norte de Moçambique.

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (1059)

Cidadã de Carapeços poderá ter posto fim à vida.
28Jun2018 08:49:05
Publicado por: José Pernicas Silva

Cidadã de Carapeços poderá ter posto fim à vida.  

Triste_Depress_o_Adversidade_Problema_1.jpgDepois de ter-nos dado a noticia no dia  18 de junho  da cidadã de Carapeços ter pegado fogo á sua viatura na  sua própria habitação na Rua da Devesa em Carapeços .  Passados 10 dias ( esta manhã) fomos surpreendidos ao saber da sua morte : Ao que conseguimos apurar uma vez que o seu corpo foi levado para Braga para saber a razão da sua morte, não está posta de parte o  suicídio. 

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (2570)


11 a 20 de 274 Primeiro | Anterior | Seguinte | Último |