Menu

Arquivo

Freguesia












Testemunho do EX. Presidente da Junta Sr.António Arantes um dia após a sua morte.
09Out2018 15:07:27
Publicado por: José Pernicas Silva

autarca arantes_1.JPGTestemunho do EX. Presidente da Junta Sr.António Arantes um dia após a sua morte.

Faleceu o Sr. António Arantes, uma figura ilustre da Freguesia que desempenhou funções na Junta de Freguesia, logo após o 25 de Abril de 1974 , tendo sido Presidente, entre 1980-1986.

Foi sobre os seus dois mandatos  que a Freguesia teve o seu primeiro grande  desenvolvimento a olhos vistos, nomeadamente as vias de comunicação .

Foi com o Sr . António Arantes que se construiu a Escola B1 atual,  e se alargou e pavimentou as Ruas da Nazaré – Soutelo, Areosa – Salvador , Areosa – Lijó e Coval – Carvalho Santo com passagem pela Areeira ,  nuna altura em que mal passavam carros de bois nessas vias, e sem  condições de acessos a uma ambulância.

Esta entrevista foi-nos concebida nas vésperas da 1ª comemoração do dia da freguesia, levada a efeito pelo executivo,  era presidente da Junta Bartolomeu Barbosa. As cerimónias decorreram de  22 a 28 de Julho de 2007 , das quais   destacamos a homenagem a todos os Ex.  Autarcas vivos.

 Deixamos então aqui o testemunho no dia em que o Sr. António Arantes vai a sepultar 09-10-2018 .   

Antonio_Arantes_com_os_projectos_das_grandes_obras.jpgAntónio Vieira Arantes. Quando o Marcelino diz que nomeou a minha Junta, isso foi antes do 25 de Abril,  mas eu não era o presidente, apenas fazia o papel dele. O Presidente na altura era o Zé Alves, e se bem me lembra, não fizemos muitas obras. Vou então falar nas minhas como Presidente .

Nessa altura os mandatos eram apenas de três anos e eu estive de 1980-1986 .A partir daqui, penso que o Joaquim já fez um  mandato de 4 anos.

Todas as obras que se fazem são importantes,  a Escola era uma das grandes lutas que a freguesia  tinha apostado. Houve diversas Juntas que apostaram, mas  não conseguiram, e lembro-me bem que  nessa  altura, a propaganda que havia, era não  deixar esquecer a escola.

  Foi sobretudo nos meus mandatos,  com o Sr. Casanova,  a Presidente da Câmara,  e o Vereador  Coutada  que a freguesia passou a  usufruir das indispensáveis vias de comunicação, com caminhos para carro de bois, era penoso quando necessitávamos  de uma ambulância ,morando  como sempre morei  no lugar de Soutelo , necessitei de a chamar por três vezes, para levar a minha esposa ao hospital,  os bombeiros tiveram, que a levar  em maca pelos carreiros, ou para a Nazaré , Beiriz, ou  Apeadeiro,  consoante  o critério  dos mesmos. Por isso ,eu não me quero gabar pelos  quilómetros de estradas que alarguei e pavimentei, mas sim, pelas condições  que pude dar às pessoas, de  poderem ter a possibilidade, de fazer chegar  uma ambulância à porta.

Ant_Arantes.JPG Foi no meu primeiro mandato que alarguei e pavimentei a estrada Nazaré-Soutêlo, seguindo-se Areosa – Salvador, e Areosa - Lijó. Seguiu-se  a estrada Coval- Carvalho Santo, com passagem pela Areeira.

 Voltando à escola primária, também era uma obra em que a freguesia carecia na altura. A Câmara comunicou-nos que deveríamos escolher  três ou quatro locais  bem situados, lembro então, que,  para além do local  onde viria a ser construída, demos o campo na altura do “Picotinhas” hoje   de António Miranda, do lado sul da escola actual, um terreno por baixo da quinta da Pia, que era  pertencente à família Poças na altura, e ainda um terreno da quinta da Pia que está localizado na zona do Olival, este terreno  confronta com o caminho actual que liga  Quinta da Madureira à Quinta da Coutada.   

 

 



Partilhar:

Artigos Relacionados
Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira
" Entrevista ao Tio Zilo"
Briosa e Cenoura são reforços confirmados no Carapeços.
Otávio de regresso a ACDC?
Emanuel Sá, a nova vaga de avançados da ACDC ?
ACDC em Festa.
Uma Festa da ACDC Porreira.
Entrevista a Mago Marco
Foto Miguel Francisco
Hélder Tomé é eventualmente Candidato às próximas eleições.


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.