Menu

Arquivo

Freguesia












Festas de S.Tiago 2017 com auréola.
28Jul2017 13:04:30
Publicado por: José Pernicas Silva

Festas de S.Tiago 2017 com auréola.

Sao_tiago_2017_.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Nossa Freguesia esteve em Festa de 18 a 25 de Julho de 2017 (na semana passada) . As tradições já não são o que eram  e com o evoluir do tempo tivemos  que nos adaptar  e acompanhar  o que se passa por este Portugal fora em tudo o que é festas e Romarias .   Há 40 anos atrás não era imaginável que tivéssemos todas as Associações que estão sedeadas  na Freguesia , e  a maior  parte do programa das festas em honra ao padroeiro São Tiago, tem contado há  uns anos a esta parte  com todas elas no programa cultural e não só. O Carapeços Rural representado pelo Grupo de Jovens de são Tiago de Carapeços “ Kyrios” iniciou o Programa das festas 2017 na terça dia 18, com muito humor e imaginação. No dia seguinte foi a vez de o TPC apadrinhar o Forjães em cena com a peça “ O Galo”. Na quinta feira foi  o    “Espetáculo Fisio Fitness”. Com muita música e muita ginástica. Na sexta feira foi dia de Magistroi  e Dj até às 4 da manhã.

No Sábado foi o dia mais preenchido, com a chegada dos andores dos diversos lugares da freguesia onde não faltaram os foguetes anunciar as suas saídas em direção à igreja local. Um grupo de Gaiteiros da Galícia ( Espanha) fez a honra de perfilar em frente do Cortejo até à frente da Igreja.

Seguiu-se depois animação com o Grupo ZecAdega.  

Pelas 21 iniciou-se o Arraial com atuação do Grupo Musical Função Publika , e porque não dizer,  foi atração principal das  festas com cerca de um milhar de pessoas  assistir , e por volta das 00.30 foi queimada a grandiosa sessão de fogo de artificio com um remate estrondoso, onde o chão que o povo pisava estremeceu  !   

No Domingo a Banda de Musica de Oliveira deu entrada no recinto das festas. Às 16 horas teve lugar a Romagem ao Cemitério, onde a Banda de Oliveira  e Fanfara de São Tiago de Carapeços  estiveram presentes no desfile insípido.

Seguiram-se os atos religiosos , com a saída da procissão no percurso normal, no sentido inverso dos ponteiros do relógio, com passagem pela Alameda dos Autarcas e Rua Padre Miranda. Uma  procissão com a Fanfarrara na frente, fechando a mesma com a Banda de Música. 13 andores , muitos figurados, as respetivas confrarias, e as diversas identidades da freguesias; Pároco Dr. João Antunes. Presidente da Junta Hélder Tomé, Presidente da ACDC. César Ferreira, Presidente do Kyrios , Isabel Silva, Presidente  Carapeços Solidário Armindo Vilas Boas; Assis Tomé,  os Juízes da Festa DR Adalberto Neiva de Oliveira e sua esposa Luísa Quintas,  e outas mais figuras que nos possam esquecer.  Da parte da Autarquia Barcelense. O Presidente da Autarquia “ Costa Gomes”  esteve presente no Domingo de manhã e na procissão marcou presença a nº 2 do Munícipe Dr Arminda Saleiro.

No dia 25 terça feira foi o fecho da festa  com a realização da Missa em honra  ao Padroeiro São Tiago..  

Lembramos que para estas festas de São Tiago foram nomeados 18 elementos, sendo que 6 ficaram pelo caminho e 12 estiveram até final. Contactado uns dos festeiros, admite que houveram alguma falhas , mas que  a festa é um evento que é feito pelos mesmos  mais  das vezes por uma só vez, mas no complot geral as coisas correram  muito bem.  Da parte do Carapeços Online damos os parabéns pelo programa e a festa  apresentada . Para o ano 2018 já foram nomeados mais 18 pessoas , sendo que ao que conseguimos apurar o nomeado Presidente , não está com vontade de pegar porque já fez a festa uma vez ! Mas nunca é demais  repetir !  .

Para ver album de fotos clicar Aqui....

 



Partilhar:

Artigos Relacionados
Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira
Briosa e Cenoura são reforços confirmados no Carapeços.
Otávio de regresso a ACDC?
Emanuel Sá, a nova vaga de avançados da ACDC ?
ACDC em Festa.
Uma Festa da ACDC Porreira.
Entrevista a Mago Marco
Foto Miguel Francisco
Hélder Tomé é eventualmente Candidato às próximas eleições.
Nasceu o Espaço de Lazer da Quinta Coutada.


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.