Menu

Arquivo

Freguesia












Festa Convívio dos mais de 65 anos na
25Jul2007 09:37:58
Publicado por: José Pernicas Silva

 Festa Convívio dos mais de 65 anos na "Quinta da Pia"

Pelas 12 horas teve lugar  o almoço dos idosos na Quinta da Pia , um local bem pitoresco que a nós Carapecenses tanto nos orgulha de podermos usufruir de tão belas instalações.

Este almoço era destinado a todos os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, estando a cargo da Junta de freguesia  suportar os custos. Para além destas pessoas, poderiam estar presentes outras, mas a sua entrada tinha um custo significativo. Assim todos podiam conviver:pais, avós, netos e amigos. Neste evento, estiveram presentes cerca de 160 pessoas, sendo 30 com a idade inferior a 65 anos. Também marcaram a sua presença outras individualidades, tais como: o Pároco desta freguesia, Dr. João Antunes,  e as principais figuras dos órgãos autárquicos, sendo Bartolomeu Barbosa o órgão máximo,  tratando-se naturalmente do Presidente da Comunidade.

Apesar de um dia da semana,  o número de pessoas superou as expectativas. Foi um dia único para todas as pessoas presentes, havia pessoas na sala  comentando que  há mais de 20 anos que não se viam; os menos jovens também tiveram  a oportunidade de ver e trocar algumas palavras com  algumas das pessoas mais velhas da freguesia. Maria Gonçalves “ Zé do Carlos” representava as mulheres com 89 primaveras. Pelos homens  coube  a José da Costa, “ Tio Zilo”, representar os homens com os seus 87 anos,  sendo estes  os mais idosos dos presentes. Após se  terem saciado e molhado as gargantas,  já com estas afinadas,  chegou a hora de cantarem, acompanhados pelos cavaquinhos, pelas violas,  pelas concertinas, pelos ferrinhos e pelos bombos.  Com todos estes instrumentos e com a arte da gente da nossa freguesia, incluindo as pessoas que estão ou estiveram  ligadas ao Rancho Folclórico de S. Tiago, tornou-se esta tarde de convívio ainda mais alegre. Todos participaram: uns dançavam, outros cantavam, outros aplaudiam. É permitido dizer que todos os presentes ficaram muitíssimo satisfeitos com esta iniciativa da Junta, pois notava-se um brilho nos olhos das pessoas, deixando transparecer toda sua a felicidade de estar a viver  aquele  momento.

 

O que eles disseram.

Deolinda Miranda Estou a gostar de estar aqui , por sinal até moro bem perto, pensei que vinha menos gente, uma vez que se trata de um dia da semana. Se fosse ao Domingo, ainda  vinham mais pessoas. Isto é bom, pois vemos aqui pessoas que não via-mos há muito tempo.O almoço também esteve muito bom. Esta quinta mudou muito  desde o tempo  do senhor Eduardo e depois passou para a Meira, lembro-me muito bem que neste mesmo lugar onde está este salão, era o celeiro. Isto agora está muito  bonito, via isto muitas vezes  por fora, mas aqui dentro ainda não tinha vindo.  

 

Maria Ferreira Coutada de 89 anos.

A  pessoa mais idosa neste convívio começou por nos dizer:

É a primeira vez que estou  presente num convívio organizado pele Junta de Freguesia,  nunca tinha ido a nenhum, Ainda pensei em não vir , mas estou a gostar muito da festa e também gosto de ouvir cantar.

 

Francisco Macedo. 

Este é um convívio porreiro e não digo mais nada.

Mas lá foi dizendo que em tons de brincadeira: sobre os passeios da junta, “eles os da junta são uns terroristas como eu”!(risos).

 

 

 

José da Costa “ZILO”. Eu estou a gostar deste convívio, mas eles até faziam bem condecorar-me com a medalha de cortiça. Sobre a pergunta se era o mais velho que estava na sala até admitia, mas sobre o mais velho da freguesia, lá se esquivou dizendo, que mais velhos que ele ainda é o Biscate do Palmeira, o Tio Doro, e o tio Manuel do Gavião.

Eu ainda disse ao doutor para ele me condecorar com a medalha de cortiça, mas ele parece que não ouviu, mas bem a merecia pois devo mesmo ser o homem mais velho que estou aqui. Tenho 87 anos,  estou metido com esta tropa toda, nunca pensei que vinha tanta gente. Esta ideia de vir para aqui em vez de andar a passear até foi boa, porque estou a ver esta obra, este  tecto  parece de pinheiro mas não deve ser do nosso, pois os galhos são muito pequenos, a mim até parece pintado essas pintas que se vê , mas posso estar enganado. Se é pinho deve ser doutra nação, mas dá para ver que os gajos que o fizeram não eram trouxas.

 

 

 Carapeços 25 de Julho de 2007

José P. Silva.007.



Partilhar:

Artigos Relacionados
Dr. Adalberto Neiva de Oliveira recebeu da ACDC diploma de sócio honorário.
28º Aniversário da ACDC magusto da Freguesia.
Familia da ACDC no Jantar de Natal 2016
ACDC despachou ano velho de 2016 com pontapés na bola e botou abaixo uns Porto de honra.
Marchas de Santo António foi um sucesso .
Festas em Honra a são Tiago 2017 programa.
Convívio do dia da Freguesia em casa própria.
Festa Convivio da ACDC é este Sábado !
Festa da ACDC 2017
Dia memorável da Associaçao Carapeços Solidário


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.