Menu

Arquivo

Freguesia












Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira
09Jul2016 11:44:00
Publicado por: José Pernicas Silva

Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira

cesar_2_.JPGCO. Acabas de cumprir o 1º mandato , e estamos a entrar num novo ciclo com início do teu 2º mandato. Com os 2 anos  que estão para trás, estás em condições de afirmar que  concretizas-te todos os teus objetivos ? Ou ficou algo que ficou por concretizar ?

 C F. Não ficou nada por concretizar , a nível de infastruturas ,  está á vista de todos o que foi feito,  isto foi um projecto que pensanos e executamos. Há  muita gente que pode  pensar que foi  feito   aos soluços, mas não,  tivemos sempre um  projecto e avançamos com ele e conseguimos,  portanto isso não ficou a meio. Fico completamente sastifeito por aquilo que conseguimos  fazer no 1º mandado.  A nível desportivo, fomos campeões no primeiro ano, e fizemos uma grande época, o Carapeços parte sempre como candidato, há equipas que conseguem ser campeãs, lutam mas não se assumem, nós assumimos que queremos ser sempre campeões. Nesse 1º ano conseguimos os títulos do feminino, e avançamos com a formação, também foi uma das promessas que fizemos, era um dos nossos objetivos.

 A  nível de obras no campo, não foi só no 1º ano que fizemos tudo,   apesar de ternos feito no 1º ano quase tudo, mas não ficou concluído: Depois no 2º ano , voltamos a fazer mais obras , fechamos a lateral do lado do parque, metemos redes de vedação novas , fizemos melhorias no parque de estacionamento, onde restruturamos o piso e colocamos novas árvores, pintamos o Ringue da Areeira , resolvemos de uma vez por todas a questão da baixada da Luz. Agora já  é nossa e dependemos apenas de nós.   A nível de séniores  o campeonato não nos correu muito bem, é um facto , mas  vencemos a taça. No feminino vencemos tudo o que havia para vencer, e a nível de formação, já no 2º ano, conseguimos o 2º lugar nos benjamins, e  vencemos a taça de Barcelos no mesmo escalão. A nível desportivo também podemos considerar um ano excelente. Não ganhamos tudo, mas ganhamos títulos.

C.O. A nível de estruturas  no campo de jogos foi feito um grande investimento !  Quanto ? E de onde veio o dinheiro ? Está tudo saldado ou ainda existe passivo. ?

 C.F. A dívida não está completamente saldada,  isso é uma verdade, mas  não devemos nada a ninguém, essa divida está  no seio da direção  e  não é nada de alarmante,  mas só não está saldada, devido à  2ª fase das obras no 2º ano. Com melhorias nos equipamentos do balneário, com seja banheira de hidromassagem, caldeira etc. Em bom português,  é uma dívida completamente controlada. 

 C.O. Vais apara o 2º mandato e ao que parece 95% das pessoas do 1º mandato  transitaram contigo  para os novos órgãos já  eleitos , isso significa que estás com a pessoas certas? 

 C F. Estou com as pessoas certa é verdade,  isto  da ACDC não sou eu, somos nós, isto é muito importante que se diga, eu fui sempre contra o eu, nós somos uma equipa de 9. 10 ou 11, como sabes à  elementos  que não  estão diretamente na direção ,  mas trabalham de igual forma como se fizessem parte da direção, somos nós todos, somos uma família , só  mudou um elemeto que foi o Manuel Paula Rodrigues, simplesmente porque já se sentia cansado, já estava à  muitos anos aqui, acumulado  com os anos anteriores  na junta, quis-se afastar um bocadinho, e nós aceitamos na boa, no entanto  continua a ser uma pessoa pronta a colaborar,sempre que  precisar-nos dele. 

 C.O. O Futsal Feminino esteve em grande,  a formação também esteve à  altura ,os seniores em grande depois da conquista da Taça de Barcelos ,  no entanto foi notório que os últimos resultados do campeonato deixaram-te bastante  irritado! Mesmo sabendo que o Carapeços  já não estava  na corrida pelo 1º lugar! Era por  uma questão de honra, que te provocava mau estar?  Tenta explicar como foi possível o Carapeços bater todos esses recordes de negativos ( em 6  jogos perdeu 5 e empatou 1!)   neste final de época 2015-2016  !

 C F. É assim , isso não é fácil explicar, nós fomos a maior parte da época a equipa a dar luta com a equipa campeã, o Leões, logo que matematicamente não havia aspirações ao titulo, houveram jogadores que foram poupados, tinha-mos vários jogadores lesionados, isso também contou, mas não diz tudo o que de mal aconteceu, tivemos um péssimo final de campeonato, também com falta de sorte à  mistura, não esteve  em causa o profissionalismo, quer dos treinadores, quer dos jogadores, as coisas correram mal,  e depois também acredito naquela velha história, se um objetivo está perdido vamos tentar segurar o outro! Agora confesso que  ficava irritado, porque não estou nada habituado a isso. 

 C.O . Ao contrário do que sucedera na época anterior em que tinhas um grupo de 30 jogadores até a última jornada ,esta época depois da 2ª volta tinhas   um plantel limitado, quase sem jogadores no banco de suplentes !  O que se passou  com alguns ?  Já que nem todos se encontravam lesionados ? 

 C F. Não, não, a nível de plantel até era mais extenso esta época que na anterior , mas nós tivemos lesões  graves, que nos privaram de jogadores como o  Rafa , à 6ª jornada, o Pixo que foi pouco mais da 1ª volta, esses ficaram praticamente arrumados com lesões graves, e depois tivemos o Nel, que esteve lesionado quase 2 meses. Nós( ACDC)  tivemos pela 1ª vez o Miguel lesionado, quase um mês indisponível, até o Miguel não é normal , mas teve uma entorse é um facto. Depois ainda várias lesões que  não teve nada a ver com o planeamento de época, nem com a qualidade do plantel , simplesmente aconteceram coisas que não são normais acontecer no Carapeços, a nível de lesões ,  só isso. Não foi por castigos,  pois até vencemos a taça de disciplina pela 1ª vez em 22 anos. Foi mero azar e coincidências.

 C.O. Quais as principais razões que levou à não continuidade de Canário como treinador , já que este se mostrou disponível em continuar depois de vencer a taça de Barcelos ? 

 C. F. É  assim,  nós quando contratamos um treinador, falamos que normalmente é para 2 anos, que é o mandato da direção em funções, e achamos que deveríamos mudar, mas  isso não tem nada a ver com a qualidade do Mister Canário  como homem ou como treinador, simplesmente optamos por esta decisão, e já estamos a pensar no próximo treinador para o Carapeços. 

 C.O . Vamos à  tua imagem!  O César que vive os jogos de uma forma intensa , que discute durante e no fim dos mesmos, um César que não se livra de multas ! E temos um 2ª imagem de ver  um  César( espetacular)  completamente diferente foras dessas tempestades ! E é a esse propósito que te digo que há dias atrás ouvi um desabafo sobre a tua pessoa , neste caso um jogador que envergou a camisola do Carapeços pela 1ª vez em que confessou que , nunca pensou que  eras a pessoa espetacular que és para com os jogadores ! O que tens a dizer sobres estas duas faces da moeda ? 

 C F. Essas  duas faces da moeda é mesmo o perfil que eu tenho, e não vou mudar , pois sempre fui assim, eu tenho um temperamento muito forte, e sou muito explosivo no calor do jogo e então, é  normal que eu durante o jogo, se eu  tiver que discutir com o árbitro do jogo, ou se tiver que discutir com o meu jogador, é indiferente no calor do jogo, depois disso é o meu jogador é o meu menino, tem tudo o que pode ter de mim, agora tem esse  momentos,  ainda bem que é assim, se eu discuto com o jogador e aponto falhas, é porque ele é um bom jogador que enverga a camisola do Carapeços, porque se fosse um clube qualquer que ganhar ou perder  é-lhes indiferente,  o  Carapeços é um clube ganhador , e isso já começa a ser incutido pela direção em si.

 C.O. A Formação ?  Qual o objetivo no futuro ?  E  (ou)  se tem pernas para continuar?  

 C. F. É  para apostar e tem pernas para continuar, e vou dar um exemplo muito concreto, eu quando entrei pela 1ª vez para direção do Carapeços em 2004,  quando aqui cheguei apenas existia o futebol sénior, mais nada, e umas das coisas que eu criei, eu e quem entrou comigo nessa altura, foi fazer formação, e está á vista de quem quer ver .A formação do Carapeços,  formou o Sapinho, Biko, Pedrinho, Azevedo, João Paulo , uma infinidade de jogadores que estão gora espalhados por vários clubes, além do Carapeços, estes foram lançados na altura nos juniores.  Quando começamos com as escolinhas, lançamos o Emanuel sá, os Fábios e temos mais que estão no Marca e no Creixomil, que vão voltar ao Carapeços, uns já voltaram e os outros também vão voltar, pois temos muita prata da casa que começaram aqui nos benjamins. Por falar em benjamins , este ano fizemos um campeonato espetacular, e ficamos em 2ª lugar e fomos ganhar a taça cidade de Barcelos. Com os iniciados as coisas não correram bem , porque foram muito novos  para aquele escalão, além de eu gostar muito dos jogos que eles fizeram, mas daqui a 3 , 4 anos, são jogadores para se integrarem no plantel sénior, é para isso que trabalhamos.

 C.O. O Futsal Feminino ! Se não houver  popular feminino tens algum plano B para estas extraordinárias jogadoras que ganham tudo o que há para ganhar  ? Como por exemplo, participar no  Federado ? 

 C. F. Infelizmente para elas não há plano B, como por exemplo, participar no federado. Nós não vamos para o federado se não houver Popular feminino, o feminino fica para já em stand bay. Continuo a dizer que existe mais qualidade no futsal do Popular que no federado. Um dos principais fatores para nós não ir para o federado é pelo motivo de falta de pavilhões, ter que treinar ás 23 horas não é vida ,  as condições são más e achamos que ou Popular ou nada.  

 C.O. Apesar do Carapeços continuar a ganhar títulos,  deixou de ser o clube que  arrasta mais adeptos aos seus jogos ! Às vistas de todos,  foi ultrapassado pelo Leões da Serra e Negreiros  que fazem lembrar  no momento atual,  o Carapeços dos anos 2000!  Tens explicação para isto ? Será que o Carapeços caiu em descrença? 

  C F. Não, eu não concordo nem um bocadinho com isso, e posso dar exemplos, nós quando vamos jogar fora, são poucos os campos em que o Carapeços tem menos adeptos que a equipa que joga em casa, as exceções  foram que tivemos menos adeptos foi  no Negreiros, e se calhar menos um bocadinho nos Leões da Serra, porque se viu uma multidão foi aqui na taça, e no campeonato que estavam bem lançados para ser campeões, o Negreiros está à três anos no Popular, os Leões da Serra foi o 1º ano  que ganhou um titulo e  é normal, que as pessoas acompanhem mais, se recuares  uns anos atrá  vias  o Perelhar que arrastava multidões no ano em que foi campeão,  o Campo trazia multidões, o Águas Santas trazia multidões, o Carreira trazia multidões nos anos em que foram  campeões,  tirando esses anos em que foram campeões , ninguém se compara com o Carapeços, pois é o único clube, que mantem sempre a sua massa associativa, mais 5 menos 5,  mas anda sempre dentro daquilo. Nós em Fonte Coberta no jogo da taça,  90 % era assistência do Carapeços, na final da taça de Barcelos, o Negreiros tinha mais um bocadinho, mas compreende-se,  porque? Porque eles estiveram pala 1ª vez numa final, nós estivemos em 9 , isso diz o porquê  de tanta euforia por ser a 1ª vez, nós somos os catedráticos , mantemos sempre os mesmos adeptos, os mesmos sócios. 

 C.O. A curto ou a  médio  prazo tens objetivos de avançar para a colocação e um tapete verde no campo de jogos, Sintético ou relva natural ?

 C. F. Isso é um investimento muito grande, e isso tem que ter um projeto muito sólido, mas não é isso que me tira o sono, o que eu quero é ter condições como já temos, e quantas mais puder criar melhor. Todos as pessoas que se delocam ao campo do Carapeços para ver futebol,  num inverno rigoroso , saem daqui completamente secos, sem apanhar chuva e sem meter os sapatos na lama , isso já está conseguido, e tentaremos completar a cobertura na bancada , dar ainda maios aconchego a quem nos visita aos domingos,. Vamos continuar com o pelado , não se pode ter tudo.

C.O.  Nestes 2 anos , o que te marcou pela positiva e o negativo, quer a nível interno ( teu clube) ou do Popular em geral ?

 C F.  É assim ,  eu já ando no popular há muitos anos, o que mais me marcou no popular a nível  de alguns clubes e alguns diretores, é eles  ver no Carapeços o clube beneficiado, o ajudado, quando isso é uma mentira, nós somos o clube, que nestes 22 anos de Popular tem 7 campeonatos, 6 taças, uma taça inter concelhias, mais duas finais perdidas ( FFPN), mais três finas de taça perdidas, nestes anos todos, e todos os anos, com a exceção de 3 anos , o Carapeços lutou sempre pelo titulo, acho que devia haver mais respeito perla instituição Carapeços, e mais , e não virem diretores ou jogadores armados em campeões, que eles é que são os grandes. Porque tiveram mais adeptos  nos seus jogos em Carapeços, mas eles devem olhar para o clube em si, e olhar para as condições quando são recebidos , isso era o que eles deviam falar, e nenhum clube do Popular , que veio  a Carapeços , e disse que foi mal recebido. O mesmo já não posso dizer eu, em que já fui mal tratado verbalmente, porque fisicamente não conseguiram .  O positivo  è amigos que se fazem , porque no meio disto há jogadores, há diretores, que sabem dar o valor a que trabalha e ver qualidades. E o que mais prezo no meio disto tudo é as amizades, fazer amigos, e estamos sempre prontos para ajudar no que fizer falta, nunca complicar.

Muitas vezes é mais fácil saber perder que saber ganhar, porque quando se ganha é porque se tem mérito, e é porque se esforçou para que isso  acontecesse,  há que dar mérito ao adversário, porque se não ganhou , lutou até ao fim.

 Mensagem final.

 Esta direção vai fazer  mais dois anos, porque achamos que 4  anos era o mínimo que se podia fazer, e acho que mudamos Associação em muitos aspetos. Nós vamos fazer estes dois anos, mas tanto eu como a maioria que  aqui estão , não estão com disposição de continuar, pedimos por isso aos sócios que gostam da ACDC que se prepararem para uma próxima direção, porque é um grande clube, é uma grande associação, e entre todos se trabalhar-nos todos 4 anos não massacra ninguém e  ajudamos uns aos outros,  e uma forma do clube continuar forte, porque também faz falta ideias novas , sangue novo.  

 

 



Partilhar:

Artigos Relacionados
" Entrevista ao Tio Zilo"
Briosa e Cenoura são reforços confirmados no Carapeços.
Otávio de regresso a ACDC?
Emanuel Sá, a nova vaga de avançados da ACDC ?
ACDC em Festa.
Uma Festa da ACDC Porreira.
Entrevista a Mago Marco
Foto Miguel Francisco
Hélder Tomé é eventualmente Candidato às próximas eleições.
Nasceu o Espaço de Lazer da Quinta Coutada.


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.